DOCE DE DIOSPIROS COM ESPECIARIAS

domingo, fevereiro 16, 2014



Tenho de vos confessar que não sou nada amiga de comer Diospiros. Fazem-me a mesma impressão como se estivesse a mastigar pano e não me sabem a nada de especial.
No início deste ano, ao visitar o Pratos E Travessas da minha amiga Mónica, dei com um Doce de Diospiros E Especiarias que me fez água na boca. Eu não sei se foi do doce em si, se foi das maravilhosas fotos que ela faz; o certo é que não descansei enquanto não comprei diospiros para experimentar. 
Só encontrei dos de roer, que são menos sumarentos, mas como o sabor é idêntico, fiz mesmo assim e não me arrependi. Mas atenção, só se pode comer um mês depois da confecção!
Não deixem de ver aqui a receita e as fotos de enquadramento, que são um espectáculo.
http://pratos-e-travessas.blogspot.pt/2014/01/doce-de-diospiro-e-especiarias.html


Doce de Diospiros com Especiarias (ou Persimon and Spices Jam)

1 kg de polpa de diospiros
700 g de açúcar amarelo
sumo de 1/2 limão
2 cascas de limão (2 tiras)
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 dl de água (100 ml)

Ferva os frascos que vai usar e deixe-os escorrer sobre um pano limpo. Seque muito bem e reserve.
Numa panela de inox de fundo espesso, ponha a polpa dos diospiros, a água, o açúcar, o sumo de limão e as cascas e as especiarias.
Leve ao lume forte e, assim que ferver, deixe cozinhar por 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o doce escorrer da colher de pau, em gotas espessas e pesadas. Não deixe ferver mais de 20 minutos.
Desligue o lume e retire a espuma que possa ter-se formado à superfície. Retire as especiarias e triture o doce com a varinha mágica. Deixe descansar durante 5 minutos.
Encha os frascos com o doce ainda quente. Tape de imediato, vire-os com a tampa para baixo e deixe arrefecer.
Vire novamente os frascos (nâo se assuste se o doce saltar); ràpidamente, rode a tampa para abrir e soltar o ar que possa ter e feche de imediato.
Guarde em sítio seco e escuro e espere 1 mês antes de abrir e consumir.
Depois de abrir os frascos, guarde-os no frigorífico.


Aqui em casa já passou 1 mês e hoje foi dia de prova, ao pequeno almoço. Gostei mesmo! É muito aromático e agradável.


Vamos à prova?
Assim, simples, ou coberta de queijo fresco (como a minha), requeijão ou ricotta.
Sirvam-se à vontade!

Bom Domingo!
Beijinhos da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

Talvez Goste de Ler

11 comentários

  1. Bombom, desculpa-me a ignorância, mas não conheço a iguaria.A tua foto me aguçou a curiosidade e o paladar.Deve ser bem gostoso.

    Acolhi com muito carinho teu comentário lá no blog e te afirmo que seguirei tuas recomendações.Obrigada pelo abraço.
    Um domingo saboroso pra vc, estendido por toda semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderEliminar
  2. Eu nem conhecia esse doce. Quer dizer - nem conheço!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Bombom, que bom ter você de volta!
    E com um docinho tão gostoso, que me fez ver que os diósporos, que por aqui chamamos caquis, são mesmo até gostosos, coisa que eu também duvidava...hehehe

    Pra você um grande abraço,
    Renata

    ResponderEliminar
  4. Delicia amiga, obrigada por mais esta partilha


    beijos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga
    Esse ano comi pouco diospiros.
    Eu também não gostava, mas depois que me mudei para a Itália passei a apreciá-los.
    Adoraria experimentar esse doce.
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  6. Olá Bombom, :)

    Uma vez fiz doce de dióspiro, mas algo aconteceu e ele não ficou bem, ficou a prender a lingua, tal como a fruta prende quando não está bem madurinha !
    Fiquei mesmo com pena pois, contrariamente a ti, adoro dióspiros e a Mãe sempre me traz na altura deles pois sabe da minha predilecção por eles ! :)
    Também adoro o blogue da Mónica, é uma inspiração o que ela publica e fotografa sem dúvida e esta receita deixou-me tentada a experimentar uma vez mais !
    A cor do teu doce está fantástica ! :)

    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  7. Querida Bombom,
    Eu também vi essa receita da Mónica e fiquei a salivar, mas por aqui, diospiros, só dos de roer e não farão o mesmo efeito com certeza.
    Ao contrário de ti, adoro diospiros, aliás, sou louca por eles!!!
    Beijinhos querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Deve ter ficado uma delícia! :))

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  9. Qual a razão de só se comer o doce ao fim de um mês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que seja para apurar os sabores.
      Muito obrigada pela sua visita e comentário. Bjs. Bombom

      Eliminar